quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O deserto verde avança no Paraná e engole terras agrícolas


Passando uma semana de descanso na região onde nasci, estive hoje dentro dos grandes plantios de eucalipto e pinus da Klabin do Paraná. De quebra passei próximo de mais uma planta industrial que a Klabin está construindo no município de Ortigueira.  O mais trágico é que até pouco tempo atrás esse lugar era usado para o plantio de milho e aveia.


A paisagem da região em que nasci está cada vez mais marcada pela presença da monocultura de árvores, chegando até perto das terras onde a minha família vive há quase um século.  Ali, a monocultura de árvores está substituindo plantios de arroz, feijão e milho, e engolindo também áreas de pastagem.  Assim é às custas da produção de comida que o deserto avança em terras paranaenses.


Ai eu tenho que me lembrar de que meu pai falava que um dia ainda ficaríamos sem ter o que comer. Morto há quase 11 anos, ele nunca me soou tão sábio!