quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Reuters: OGX deve devolver campo de Tubarão Azul para a ANP


Por Rodrigo Viga Gaier


A OGX Petróleo e Gás SA, a companhia petrolífera do cambaleante Grupo EBX, do magnata brasileiro Eike Batista, provavelmente irá retornar seu único campo em produção para o governo brasileiro, disse nesta terça-feira uma fonte diretamente envolvido no assunto.

A fonte disse à Reuters que a OGX esperar retornar ao campo de petróleo offshore Tubarão Azul ao governo no próximo ano, porque a sua produção em declínio não cobrirá o custo do equipamento necessário para continuar operando.

Tubarão Azul é o único campo da OGX em produção e sua incapacidade de produzir petróleo em níveis que foram inicialmente previstos foi um dos fatores que desencadeou o declínio do grupo EBX.

"Esperamos que Tubarão Azul vá parar de produzir em meados de 2014 por causa do custo da plataforma de lá", disse a fonte, que pediu para não ser identificada devido à sensibilidade da questão. A fonte disse que a má situação financeira da OGX impediu a locação de uma plataforma menos onerosa.

"A produção é baixa e eu não acho que eles podem sobreviver a esse nível. Tudo indica que eles querem retornar o campo à ANP", acrescentou a fonte.

Reuters não pôde contatar imediatamente representantes da OGX por telefone.

Endividado Batista está acelerando o rompimento de seu império de empresas de energia, porto e mineração, cedendo o controle para os novos investidores, como algumas das empresas que ele fundou disputando capital novo.

A OGX vendeu uma participação de 40% em dois de seus blocos mais promissores para  a empresa 
petrolífera malaia Petroliam Nasional, ou Petronas por US $ 850 milhões em maio de 2013.

Com reservas de caixa e a própria fortuna de Batista sendo em grande parte destinados a garantir o pagamento de dívidas do Grupo EBX de cerca de US $ 11 bilhões, as empresas do grupo enfrentam a escolha do cortar gastos de capital ou reduzir seu tamanho para se manter à tona.

Depois de declarar várias perspectivas de campo de petróleo não-comercial, a OGX foi à procura de parceiros para arcar alguns dos grandes custos de ramp up de saída em vários campos offshore.

No início de julho, a empresa disse que não iria investir mais no aumento da produção de Tubarão Azul e que a produção poderia parar no próximo ano.

Em uma declaração no início deste mês, a OGX disse que Tubarão Azul produziu apenas 900 boepd em julho, o que foi causado por danos às bombas centrífugas submersas. O campo produziu 9.700 boed em junho.

Na semana passada, a empresa baseada no Rio de Janeiro registrou um prejuízo de 4,7 bilhões de reais (US $ 2 bilhões) no trimestre, em comparação com um défice de 398,7 milhões de reais um ano antes.

Um porta-voz da ANP afirmou que a agência espera uma decisão sobre o futuro do campo em breve. Se voltar para a ANP, o campo será colocado em leilão novamente.