sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Paulo Ribeiro, presidente da Fundação Darcy Ribeiro, se reúne com estudantes com protestavam na festa de 20 anos da UENF

O aniversário de 20 anos foi marcado pela presença do presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Paulo F. Ribeiro, que veio participar das festividades.  E ele honrou a memória de seu tio e mentor ao se congraçar com estudantes que protestavam contra a tentativa da reitoria da UENF de quebrar o pilar do modelo acadêmico de Darcy.



Ao se reunir e congraçar com os estudantes que se manifestavam em frente do Centro de Convenções da UENF, Paulo Ribeiro mostrou como essa é uma causa justa e que atrai a atenção justamente de uma personalidade importante nos esforços de preservar a memória e manter viva a obra de Darcy Ribeiro.


Ao se manifestar em discurso, Paulo Ribeiro deixou clara a importância de se preservar o revolucionário modelo acadêmico que Darcy Ribeiro elaborou para a Universidade Estadual do Norte Fluminense. Em seu pronunciamento, Paulo Ribeiro foi interrompido por aplausos e denúncias de que a reitoria quer destruir o legado intelectual de Darcy Ribeiro que se mantém vivo no cotidiano da UENF. Por essa defesa do modelo original da UENF, o presidente da Fundação Darcy Ribeiro foi entusiasticamente aplaudido.

Já o reitor Silvério Freitas e o vice-reitor Edson Corrêa ao subir no palco do Centro de Convenções ouviram as vaias que se já tornaram lugar comum em suas aparições públicas no campus Leonel Brizola. Por causa disso, o semblante dos dois não foi dos melhores durante a sessão solene do Conselho Universitário que homenageou ex-reitores e professores que atuaram na construção desses 20 anos da UENF.