domingo, 16 de junho de 2013

O triste fim dos militantes da esquerda do PT


Eu não sou daqueles que acho que no PT só tem safado e sem vergonha. Como estive lá no início de sua criação e fiquei militando por exatos onze longos anos quando o PT era ainda a coisa mais avançada que existia então na vida partidária no Brasil, sei que muitos velhos camaradas continuam aprisionados na ilusão de que ainda estão num partido de esquerda.

A verdade é que o PT disse adeus à esquerda pelo menos desde o lançamento da famigerada "Carta aos Brasileiros", em 2002, quando Lula e Zé Dirceu decretaram de vez a burocratização do partido e sua transformação na principal ferramenta de suporte político de massas ao Estado, oligarca e racista, que a burguesia oligárquica construiu no Brasil.

Agora é triste ver companheiros que julgo equivocados, mas sinceros em seus propósitos, reduzirem sua análise de mundo à criticar partidos que, com todas as suas limitações e equívocos, tentam avançar a luta pela construção de uma nova estrutura social no Brasil. 

A esses companheiros petistas que concentram em ver os erros cometidos por partidos como o PSOL, PSTU, PCB e até o PCO, que melhor seria olhar para dentro do PT e ver quem os acompanha neste momento. Mais ainda, olhem para fora e vejam quem o PT efetivamente sustenta neste exato momento. Se nada disso for possível, eu diria que aqueles que se dizem de esquerda no PT vivem dentro de uma miragem de auto-enganação, pois também já não são mais de esquerda. Apenas pretendem, quando muito, ser a consciência crítica de um partido que já perdeu faz mais de uma década qualquer pingo de dignidade e compromisso com a transformação da abjeta realidade em que a maioria do povo brasileiro vive.

E como diz aquele velho ditado "Macaco, olha o teu rabo!"