sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mês da Consciência Negra: calendário de eventos de comunidades quilombolas


KOINONIA-Ana Gualberto com edição de Manoela Vianna e arte de Kátia Simões

Festa da Ilha da Marambaia

Durante todo o mês de novembro, comunidades remanescentes de quilombo de todo o Brasil promoverão diversas atividades para celebrar a cultura quilombola e reivindicar o cumprimento dos seus direitos. Os eventos festejarão o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, desde 2003. Divulgamos abaixo um calendário dos eventos promovidos por algumas das comunidades do Rio de Janeiro e da região do Baixo Sul da Bahia. 

Comunidades como Maria Joaquina, Maria Conga, Conceição do Imbé, Ilha da Marambaia, Barrinhas e Barroso organizarão festas, palestras, exposições, entre outras ações. Veja os contatos das comunidades e onde acontecerão os eventos no calendário.

O dia Nacional da Consciência Negra foi instituído pela lei 10.639 que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Os temas história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional passarão a ser incluídos no currículo escolar. O ensino dessas temáticas busca mostrar as contribuições dos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do Brasil. A data de 20 de novembro foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, o líder do Quilombo dos Palmares Zumbi foi morto.


Caso você queira enviar algum evento de celebração da consciência negra escreva para: oq@koinonia.org.br

Cadastre-se e receba notícias semanais de quilombolas de todo o País.

Visite a seção Memória Fotográfica e veja fotos da comunidade da Ilha da Marambaia, entre outras.