segunda-feira, 5 de março de 2012

SEGUNDO A FIFA, O CLEMBUTEROL NÃO É UM PROBLEMA DE DOPING, MAS DE SAÚDE PÚBLICA
Olhando mais um pouco sobre os problemas de doping relacionados ao "Clembuterol", achei a matéria abaixo que trata do massivo encontro desta substância nos atletas participando da Copa do Mundo Sub-17 que ocorreu no México em 2011.

Neste caso, a FIFA teve que isentar atletas de 19 das 24 seleções participantes, visto que o "Clembuterol" é fartamente utilizado na pecuária bovina do México, o que causou os "falsos positivos" dos jovens que estão no México e consumiram carne produzida naquele país. A conclusão da FIFA frente a esta massiva contaminação foi de que o "Clembuterol" deixou de ser um problema de dopagem, para ser um de saúde pública!

Mais uma vez, a pergunta que se coloca é: será que também a pecuária brasileira está usando este tipo de substância? Ora, se México e China usam, por que o Brasil não usaria?



Fifa isenta 109 casos de dopings no Mundial Sub-17




A Fifa anunciou nesta segunda-feira (17) que 109 jogadores foram flagrados no antidoping durante o Campeonato Mundial Sub-17 realizado em julho passado, no México. A substância identificada em todos estes testes foi o clembuterol, que costuma estar presente em carne de boi contaminada, algo recorrente em solo mexicano. Por isso, nenhum atleta será punido.

Das 298 provas analisadas em um laboratório alemão, 109 delas deram positivo, afetando atletas de 19 das 24 seleções que participaram do Mundial vencido pelos donos da casa. O diretor médico da Fifa, Jiri Dvorak, considerou como surpreendentes os resultados.

De acordo com Dvorak, os juvenis não se doparam e que nenhum foi beneficiado.

- Não se trata de um problema de dopagem, mas de saúde pública.

As autoridades mexicanas reconhecem que o país está sendo afetado pela prática de se injetar esteroides no gado. Foi o que disse Olivier Niggli, diretor jurídico da Wada (Agência Mundial Antidoping).

- É algo que necessita muita seriedade por parte da Wada. Agora que já foi comprovado que se trata de um assunto sério, vamos enviar advertências.