quarta-feira, 13 de julho de 2011

CABRAL COM IMAGEM EM CRISE AUMENTA GASTOS COM PUBLICIDADE




De um lado professores e bombeiros são tratados como vândalos, vagabundos e/ou irresponsáveis. Do outro, um governador com a imagem política na lama decide tentar salvar o que restou de sua reputação com generosos gastos com publicidade. 
É neste ritmo que o estado do Rio de Janeiro segue se aprofundado em denúncias de corrupção, milhares de pessoas de desaparecidas e milhares de servidores públicos que chegam ao final de cada mês com as contas bancárias no vermelho.
Esse é o Rio de Janeiro governado por Sérgio Cabral, aquele mesmo que é amigão do Eike Batista e do Fernando Cavendish!



Após crise, Cabral dobra gastos com publicidade

13 de julho de 2011 | 9h 58


AE - Agência Estado
Diante da crise política e de imagem ligada a denúncias de proximidade excessiva a empresários com interesses no Estado - que o atingiram em junho -, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), mais que dobrou as verbas oficiais destinadas ao setor de publicidade e imprensa em 2011.
Em dois decretos publicados após as acusações, Cabral elevou de R$ 55,7 milhões para R$ 120,7 milhões a autorização para gastos com Serviços de Comunicação e Divulgação da Subsecretaria de Comunicação e Divulgação - elevação de 116,75%. Até ontem, foram empenhados R$ 75,6 milhões e liquidados R$ 67 milhões. O governo nega relação desse aumento com a crise.
Na sexta-feira, o governo deu início a uma forte campanha publicitária nas TVs abertas. Na segunda-feira, um filme de 60 segundos foi exibido num intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo, um dos mais caros espaços publicitários da TV no País. O tema do encontro era segurança pública e pacificação de favelas - principal bandeira defendida por Cabral em sua campanha à reeleição, no ano passado.
Apesar de já programado, a reportagem apurou que o lançamento da campanha foi antecipado, a fim de atenuar os efeitos negativos causados à imagem do governador fluminense, desde que se tornaram públicas suas relações pessoais com o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, e com Eike Batista, do grupo EBX. No dia 17, o governador pegou emprestado um jato de Eike para participar da festa de aniversário de Cavendish, promovida em um resort de luxo na Bahia.
O secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, negou que as suplementações em publicidade sejam uma reação à crise política enfrentada por Cabral. "Não se trata de reajuste nem tem a ver com período de crise. Se você olhar a evolução do orçamento nos quatro anos do primeiro governo, sempre a comunicação começou com um orçamento pequeno e foi sendo suplementado depois", argumentou Fichtner.